HIstórico

Dentre as ações que a Rede de Cooperação desenvolve, destacamos o Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa em Dança – ENGRUPEdança, já em sua quarta edição. Estes encontros bianuais possuem um periódico no qual as pesquisas desenvolvidas pelos grupos participantes do evento são divulgadas.

O ENGRUPEdança 2007 gestou a CooperacDança que atualmente organiza reuniões científicas intercaladas com os encontros nacionais.

O ENGRUPEdança 2007: “Pesquisas multidisciplinares em dança” (Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa em Dança) foi uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Dança: Estética e Educação, com respaldo do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes (IA), da sua Diretoria e da Reitoria da UNESP. Dos quatorze grupos inscritos, compareceram seis representados por vinte pesquisadores vinculados a reconhecidas instituições e entidades que desenvolvem atividades na área de Dança e afins, como Educação Física, Teatro, História, Artes Visuais (Fotografia) e Educação, nos Estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Além destes, ainda contou-se com a participação de especialistas do fazer acadêmico-artístico-técnico, dos quais três realizam pesquisa de forma independente, ainda que todos estejam vinculados a instituições promotoras de cultura. O encontro foi criado para promover a discussão sobre a produção de conhecimento multidisciplinar desenvolvida no Brasil na área da Dança.

no images were found

I ENGRUPEdança – Acesse o site do evento

  • Pré-Engrupe Rio (2008) – Encontro preparatório para o II ENGRUPEdança. Apresentação da avaliação feita pelo Grupo de Pesquisa Dança: Estética e Educação sobre o Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa em Dança 2007 – ENGRUPEdança.
  • Pré-Engrupe Salvador (2008) – Apresentação das ações desenvolvidas pelos grupos de pesquisa e discussão sobre a elaboração de um Projeto interinstitucional entre as IES presentes.
  • Pré-Engrupe Viçosa (2008) – Apresentação das ações desenvolvidas pelos grupos de pesquisa participantes e discussão sobre a elaboração do projeto interinstitucional proposto pelas IES participantes do ENGRUPEdança 2007: UNESP, UEM, UGV, UFG e UNIRIO.

Artistas e pesquisadores de dança de todo país se encontraram no II ENGRUPEdança 2009: “Diálogos e Dinâmicas” (Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa em Dança), sediado pela UNIRIO entre os dia 29 e 31 de outubro de 2009 e realizado pelo grupo de pesquisa Artes do Movimento. Além de palestras, mesas de debates, performances e oficinas, o evento teve a participação do convidado internacional, Donnie Mather, ator e bailarino norte-americano, é instrutor dos métodos Suzuki e Viewpoints há 12 anos.

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e do Projeto Cultural da UNIRIO, o Encontro contou ainda com homenagem à coreógrafa brasileira Angel Vianna e ao Grupo de Pesquisa Teatro do Movimento (1975-1978), exposição de Kathya Godoy (UNESP) sobre o I Engrupedança em 2007, palestra de abertura sobre a técnica de Viewpoints, com Mary Overlie e convidados, performances, mesas de debates e demonstrações de processos de trabalho. No encerramento do Encontro foram realizadas apresentações de performances no Espaço Mezanino do SESC, em Copacabana.

no images were found

II ENGRUPEdança – Acesse o site do evento

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) sediou do III Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa em Dança, nos dias 18 a 20 de outubro de 2011. O objetivo do evento foi potencializar a produção do conhecimento multidisciplinar que envolve os campos da dança, da educação física, do teatro e da música, fomentando o debate sobre essa produção, bem como sua disseminação. A realização do encontro representa a possibilidade de fortalecer a rede de cooperação acadêmica, agregando novos parceiros. O ENGRUPEdança é uma iniciativa da Rede de Cooperação de Pesquisa em Dança (CooperacDANÇA), constituída por Programas de Pós-Graduação e Graduação da UEM, UNESP, UFV, UNIRIO e UFG. O evento foi integrado ao Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte (Cipe) e conta com parceria da III Jornada Interartes – Outras Palavras (DLE/UEM). Participaram do III ENGRUPEdança membros de grupos de pesquisa certificados pelo CNPq, pesquisadores com vínculo institucional, bem como artistas pesquisadores independentes, afinados com as reflexões sobre as dinâmicas de produção do conhecimento teórico-artístico em dança, teatro e suas interfaces, com ou sem apresentação de trabalhos.

no images were found

III ENGRUPEdança – Acesse o site do evento

O IV ENGRUPEdança (2013) – Interculturalidade e Diásporas – sediado pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco em 02, 03 e 04 de outubro é um evento bianual, tem por finalidade o diálogo e o intercâmbio entre pesquisadores participantes/líderes de grupos de pesquisas certificados pelo CNPq, fomentando, com isso, o reconhecimento da produção multidisciplinar, bem como intensificando a rede de cooperação acadêmica em pesquisa por meio de ações que contribuam com a qualificação da pesquisa junto aos programas e instituições envolvidas, beneficiando professores, pesquisadores, alunos da graduação e da pós-graduação. Poderão participar do IV ENGRUPE Dança membros de Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq, pesquisadores com vínculo institucional, bem como artistas pesquisadores independentes, afinados com as reflexões sobre as dinâmicas de produção do conhecimento teórico-artístico em dança, teatro e suas interfaces, com ou sem apresentação de trabalhos.

no images were found

IV ENGRUPEdança – Acesse o site do evento

O formato do encontro será composto de conferência, palestras, mesas de debate, painéis e mostra cultural. As conferências e a mostra cultural serão constituídas exclusivamente por profissionais convidados pela organização do evento. As mesas de debate serão destinadas apenas a pesquisadores que tenham seu grupo de pesquisa cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq. Para os Painéis, poderão participar estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores ou profissionais de modo geral, com ou sem vínculo com grupos de pesquisa.

V ENGRUPEdança – Acesse o site do evento

O V ENGRUPEdança – 2017, tem como tema: “Memórias, Trajetórias e Novas Perspectivas”, inspirado em olhar as ações passadas para definir as futuras, e, nesse sentido, um dos intuitos é discutir quais caminhos os grupos de pesquisa pretendem seguir tendo em vista o cenário de transformações políticas pelo qual atravessam as instituições públicas no país. Diante disso, pretende-se identificar quais as perspectivas para a construção e viabilização de novos projetos em articulação com os grupos de pesquisa. O tema evoca ainda, a discussão sobre o fortalecimento da Rede de Cooperação Acadêmica em Dança CooperacDANÇA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *